Escola da Ilha é destaque no jornal A Tribuna. Confira.

 

Escola da Ilha é destaque no jornal A Tribuna. Confira.

Aprendizado com a ajuda da tecnologia

Interatividade em sala de aula, imersão nos ambientes midiáticos e conectividade são aliados na produção de aprendizado mais ativo

Fernando Bianchi | Jornal a Tribuna 15 de Outubro de 2019 | Especial

 

Com a presença constante na sala de aula, as novas tecnologias se tornaram aliadas para proporcionar um aprendizado mais dinâmico e plural.

Elas proporcionam o esclarecimento instantâneo de dúvidas, ilustram o aprendizado de forma interativa e também se propõem a estimular as crianças a desenvolverem a criatividade e a autonomia desde cedo.

O uso das tecnologias com função pedagógica é uma das apostas da Escola da Ilha, na Praia do Canto, que conta com a presença da interatividade nas salas de aula da educação infantil e ensino fundamental como forma de manter os alunos informados e interessados, garantindo um maior aproveitamento do tempo juntos.

Conforme destaca a diretora pedagógica e fundadora da instituição, Cecília Oliveira, a imersão nos ambientes midiáticos está presente nas bases do conceito da escola.

“A visão de educação que a escola vem trabalhando já é muito interativa. O fato de os alunos estarem conectados forçou as escolas a se adaptarem a essa conectividade, indo na direção de um aprendizado que tenha significado para o aluno. E essa é a nossa prática desde a fundação da escola”, salienta Cecília.

Entre as ferramentas digitais utilizadas na sala de aula está o WebQuests, que consiste em extrair da internet, durante a aula, uma ou várias informações essenciais para a solução dos desafios. Nestas atividades, o aluno é colocado como protagonista da busca pela solução.

“Uma sala de aula é onde essas diversas alternativas de acesso à informação podem se potencializar em conhecimento, e o professor tem o lugar de fazer essa conexão entre as diversas informações”, afirma a diretora.

Na instituição, crianças têm a oportunidade de aprender até mesmo sobre programação, em oficinas onde se desenvolvem jogos e aplicativos. Segundo Cecília, essas atividades sempre estão inseridas no contexto dos conteúdos ministrados na sala de aula.

ESCOLA DA ILHA

 Interatividade

> AS TECNOLOGIAS interativas dentro da sala de aula têm como objetivo manter os alunos da educação infantil e ensino fundamental informados e interessados, esclarecer dúvidas e proporcionar um aprendizado mais ativo.

> A ESCOLA DA ILHA, em Vitória, utiliza ferramentas como o WebQuests, que permite aos alunos extraírem da internet informações essenciais paraa solução de desafios.

> A LINHA PEDAGÓGICA da escola tem foco nas atividades criativas, coletivas e lúdicas.

 Programação

> A ESCOLA trabalha até com noções de programação para os alunos.